quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lu Morgado

[Luciana Morgado Jorge]
São Paulo - SP
Vive em Igarata (SP)
22/01/1977


Lu Morgado tem uma linguagem muito própria sem com isso deixarmos de perceber a grande variedade de influências a que se expõe. A pesquisa e estudo fazem do seu trabalho uma constante busca por soluções e novidades de expressão, o que fica claro em sua busca intensa por representar seus sentimentos e seguir sua intuição.



Começou a desenhar aos 35 anos e, segundo suas próprias palavras, a artista confessa sua entrega total ao mundo da arte naif: "Recentemente, dei um mergulho sem volta nesse universo das artes, mais ainda no universo da ingenuidade, da falta de técnica e excesso de sentimento e intuição..."

Cartões ilustrados pela artista

Das ilustrações com canetinhas sobre papel, Lu Morgado evoluiu para as telas quando foi convidada a expor pelos proprietários do Atol Cultural (Votuporanga - SP) no final de 2012. De lá para cá já foi convidada para exposições na Colômbia, Canadá e Inglaterra.




O contorno pontilhado já faz parte de seu estilo, dando um tom ingênuo e tendo como ponto de partida as histórias infantis. Seus personagens quase sempre tem um só olho como recurso lírico.

Até sua festa junina é recheada de luzes espalhadas pelo espaço, o casal de apaixonados e uma bela fogueira de São João, tudo circundado por amarelo e seu pontilhado (imagem abaixo).



Selecionado pela Festa Junina
do Parque do Ibirapuera 2013

Aliás, essa obra foi selecionada pelo its NOON, site de concursos culturais, onde o Itaú Cultural promoveu o "Como seria a sua festa junina", concurso aberto de imagens, sendo selecionadas 70 ideias / criações para ilustrar e serem projetadas na Festa Junina no Parque Ibirapuera (22/06/13). 




Lu Morgado é uma artista que promete: em pouco mais de um ano fez duas exposições Atol Cultural (Votuporanga / SP) de nov/12 a jan/13 e Memorial UNIFEV (Universidade de Votuporanga) de 20/05/13 a 01/06/13) e obteve uma crítica do conceituado Oscar d' Ambrósio, membro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).

Ela, ainda, foi convidada a ilustrar um infantil no projeto Descobrindo Escritores. E isso é só o começo. Lu Morgado disse que quer ganhar o mundo e fazer mais pessoas felizes.


A artista também fez uma homenagem para sua amiga, a escritora Bel Pesce, autora de "A menina do Vale". Lu fez uma tela para a escritora baseada na capa do livro. Veja a imagem abaixo.



Como mesmo se descreve, Lu é "uma sonhadora, empreendedora apaixonada por gente!!!". Sua descoberta não para. Ela pesquisa arte e avança com seu mundo espontâneo.



A Arquiteta e produtora Cultural Yoná Brandão fez a seguinte descrição sobre o trabalho da artista naïf:

Começou a desenhar aos 35 anos, com modelos que parecem terem saído de histórias infantis. O contorno dá o tom, ditando na medida certa toda a personalidade de seus traços. O amarelo e seus "pinguinhos" são os elementos estruturais da obra.

De início, através de recortes dessas figuras, Lu criou um imaginário próprio, onde colagens sobrepostas compunham personagens quase abstratos, e agora, todos passaram a habitar o mesmo plano criando uma inteligente composição de excessos.

A imaginação e as sensações são as asas que Lu utiliza para ir ao mundo das ideias que habitam sua mente. Compartilhar a descoberta desse mundo paralelo é um convite para todos sentirem que podemos viver num mundo bem melhor!





A artista faz referência a coexistência
de todas as raças, religiões e culturas




Por: Alvaro Nassaralla
Fonte: O artista



ABAIXO, DEIXO A ATUALIZAÇÃO QUE FIZ EM 27/10/16, 
COM NOVO MATERIAL ENVIADO PELA ARTISTA:


O Início: A descoberta de um mundo paralelo.

Por Lu Morgado

Tomada por um forte impulso para desenhar, peguei uma folha e uma caneta e fiz o primeiro desenho do que seria a maior descoberta da minha vida! Isso foi em meados de novembro de 2011.

À partir desse, não parei mais. Foram vários desenhos todos muito pequenos de no máximo 15 cm e compartilhei nas redes sociais essa minha descoberta e os amigos gostaram e começaram a me pedir pra fazer desenhos para eles ... 

E então eis que o mundo Naif me é apresentado, com as cores, texturas, detalhes do cotidiano, do imaginário, imagens sem definição acadêmica, apenas intuitiva, simples mas carregadas de emoção, sentimentos desses que só
se encontra no coração. 

E assim foi, fiz uma duas...três tentativas...até que uma parede de 03 metros me apareceu...e ai depois vieram telas, papeis maiores, outras composições e o que era pequeno se juntava numa grande mistura de cores. Fico feliz pois já tenho trabalhos no Canadá, em Nova Iorque, Colômbia, Noruega, Suécia, Nova Zelandia, Campinas, Pará, São Paulo, São José dos Campos, etc...

Eu desejo muito que as pessoas entendam que não existe idade para a arte, não existe limite, não existe vergonha... o que existe são possibilidades, efêmeras ou não... depende de nós querermos eternizá-las. Eu aceitei o presente que o universo me trouxe e sem vergonha de ser feliz e de fazer os outros felizes decidi encarar um mundo mais colorido com papeis, telas, canetas, tintas e pincéis... e assim vou seguindo nesse caminho de um mundo bem melhor e
que todos um dia possam experimentar a grande descoberta de seus mundos paralelos, seja através da dança, da pintura, do desenho, da escrita ... enfim ... seja como for ... o que importa é se permitir ser feliz!!!

Com um mergulho sem volta nesse universo das artes, mais ainda no universo da ingenuidade, da falta de técnica e excesso de sentimento e intuição, eu continuo a minha jornada: a imaginação e as sensações são as asas que utilizo para ir ao mundo das ideias.

Compartilhar a descoberta desse mundo paralelo é um convite para todos sentirem que podemos viver num mundo bem melhor! E assim os acontecimentos vão surgindo...

O Meio: Os Acontecimentos...

•  25/11/12 – Expo: A Descoberta do Meu Mundo Paralelo 
Atol Cultural – Votuporanga.

•  29/05/13 – Expo: A Descoberta do Meu Mundo Paralelo 
Memorial Unifev – Votuporanga.

•  03/06/13 
 Prêmio na plataforma ITSNOON.Net com a escolha de um desenho para ser projetado na festa junina do Parque do Ibirapuera/SP.

• 01/08/13 – Ilustradora do livro do Projeto Descobrindo Escritores de Gabriela Carvalho – Votuporanga.

• 25/09/13 – Expo: Mundo Paralelo 
 DUO  Hotel Urupema – São José dos Campos.

• 18/10/13 
 Prêmio na Plataforma ITSNOON.Net, com exposição no Evento Vortex, no Espaço Rio Verde, Vila Madalena/SP.

• 10/11/13 – Participação no manual artístico para educadores e site da Acrilex e Nova Print papéis.

• 05/02/14 
 Participação no livro e catálogo digital "Os Arteiros" da plataforma digital Itsnoon.net.

• 20/03/14 
 Prêmio na plataforma digital Itsnoon.net., com o desenho " A música da vida".

• 06/04/14 
 Exposição coletiva com os artistas Reynaldo Berto e Marcelo Smile no Espaço Cultural “Seu Gumercindo”  São Paulo/SP. Patrocínios Fast Frame da Oscar Freire/SP e Expresso Itamarati.

• 11/07/14 
 Exposição Coletiva na Over Galeria em São José dos Campos/SP.

• 12/07/14 
 Criação e Identidade visual do evento Feijoada do Zappa de 2014 – Votuporanga/SP.

• 11/07/14 
 Exposição Coletiva na Over Galeria em São José dos Campos/SP.

• 17/08/15 
 Exposição Coletiva no Mercearia São Roque, São Paulo/SP.

• 09/04/16 – Prêmio na plataforma Itsnoon com direito a projeção da obra no Memorial da América Latina/SP no evento CaosArte de 09/04 a 11/04/16.

sem FIM....

Eu continuarei escrevendo a minha história nesse mundo paralelo e desejo que você também escreva a sua.


Clique aqui e veja o álbum com milhares de fotos de seus trabalhos no Facebook

terça-feira, 18 de junho de 2013

Arte Naif e manifestações em favor da redução das tarifas


Diante das manifestações em favor da redução das tarifas dos transportes públicos que estão acontecendo em todo o Brasil, alguns artistas naifs já estão reagindo e agindo com sua arte.

Isabela Couto Machado, uma artista sempre antenada e ligada nos últimos acontecimentos, leva sua arte em 'tempo real' às últimas consequências.

Ela acabou de fazer uma releitura sua obra "Deitado em berço esplêndido", incluindo uma tesoura cortando um dos lados da rede em que o brasileiro está deitado. Veja, abaixo, a obra original e a que sofreu retoque. 

 

"Deitado em berço esplêndido"

 
"Deitado em berço esplêndido"
retocado após as primeiras manifestações
do dia 17 de junho de 2013


Hashtags relacionados no Facebook:
#Manifestações 
#Brasil
#AcordaBrasil 
#laartb www.laartb.com


Conheça o trabalho da artista aqui

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lucio Larangeira


[Lucio Insauralde Larangeira]

15/04/71
Aquidauana (MS)
Vive em Campo Grande (MS) 



A paleta de cores de Lucio Larangeira é sempre suave, de uma candura que o panteneiro, acostumado com as planícies e paisagens deslumbrantes do Mato Grosso do Sul pode trazer.


"Escolinha do Professor Tuiuiu"
0,80 x 1,20 cm



O pintor descreve com cores a vida simples do interior, o menino soltando pipa no centro, envolto por uma partida de futebol, o cavaleiro, o cachorro, o trator arando a terra, a mulher de fronte a sua casa em seus afazeres diários. Isso é a vida. E a vida é que pode sempre estar certa.



"Futebol dos bichos"
0,40 x 0,50 cm



Lucio Laranjeira traz o que o amor de ser brasileiro do interior pode representar de belo. O vendedor ambulante de redes de dormir e tapetes à moda de mascate, a criança indo para a escola, o gado pastando, a dona de casa em seus afazeres diante de sua casa, enfim, todo universo de coisas que ocorre em paralelo e que muitas vezes só a lente do artista pode ver como um todo e sintetizar em sua arte.


"O dia"


Lucio nasceu na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e viveu nela até os 8 anos de idade, onde começou os primeiros anos letivos. Depois, mudou-se para Campo Grande, capital do estado, onde começou a trabalhar aos 13 anos.


"Titanic dos Bichos"
0,40 x 0,60 cm



Tema Folclore Brasileiro, 2011
40x50 cm



"Sarau dos Bichos"
0,80 x 1,20 cm


O trabalho era em uma oficina de pintura de propaganda publicitária, começando assim o primeiro contato com o mundo das cores. Dessa forma, ele nos disse: "fazendo arte comercial, conheci muitos artistas pois o local era sempre frequentado por criadores da artes plásticas acompanhando as feiras culturais e eventos de artes".


Tema Vendedor



Tema Ferrovia


Lucio começou a pintar um pouco mais novo que a maioria dos artistas naifs, mas também já em idade adulta. Ele nos contou sua iniciação no mundo da arte:

"Aos 30 anos comecei a pôr nas telas as primeiras criações por convite e incentivo dos amigos artistas, sendo uma orquestra de bichos adquirida por um colecionador de São Paulo na primeira exposição vindo a fazer parte de um grupo local Naif para participar de exposições, nos centros para apreciação do público".


"Formula 1 dos Bichos"
0,80 x 1,20 cm



Com várias exposições feitas, foi selecionado em dois salões realizados pela Fundac/MS, participando com três trabalhos catalogados.

Larangeira sempre favoreceu a temática ecológica, com uma brincadeira dos bichos do pantanal, pintando esses animais, como ele mesmo diz, "ora tocando instrumentos musicais, praticando esportes com temas alegres e divertidos, assim como festas folclórica, paisagens rurais, casamento caipira e fazendinhas".


Hoje já tem várias obras espalhadas pelo nosso País, fazendo assim uma carreira artística de 10 anos de aprendizado.


"Casamento do Zé Galinha"
0,50 x 0,50 cm


 
EXPOSIÇÕES


2008 coletiva na Morada dos Baís ( grupo cores da terra)

2008 1ª mostra de artes na Lagoa Itatiaia (dia da água)

2009 exposição Cantinho dos Peixes ( Bonito /MS)

2009 coletiva na Morada dos Baís ( grupo cores da terra)

2010 exposição coletiva Faculdade Unigran (Dourados/MS)

2010 coletiva na Morada dos Baís ( grupo cores da terra)

2011 Gabinete do Prefeito/ Arte no Passo (C. Grande - MS)

2011 coletiva no Sesc (grupo cores da terra/C. Grande - MS)

2011 coletiva na Morada dos Baís (grupo cores da terra)

2011 coletiva na memorial da cultura (grupo cores da terra)

2011 coletiva na Morada dos Baís ( grupo cores da terra)

2011 exposição no salão de artes ( cidade morena) – C. Grande - MS

2012 exposição no salão de artes (cidade morena) – C. Grande - MS

2013 exposição coletiva TV Brasil – C. Grande - MS




Tema Fazendinha, 2011
40x50 cm


Membro da Febacla Artes (FEDERAÇÃO DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS LETRAS E ARTES)

 
Contato do artista: lucio.larangeira@hotmail.com



Foto: Denilson Secreta

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cursos de arte naif e colagem com Manon Rada no Rio

 
 
A artista plástica Manon Rada que expressa sua arte naif principalmente através de colagens está abrindo cursos: 'Arte para Terapeutas' e 'Ateliê Livre' (ateliê no Leme e no centro cultural na Tijuca).

Em se tratando de uma arte tão espontânea como a naif, os cursos são realizados através de exercícios, experimentações em suportes variados, várias técnicas, além de contar com o atelier localizado em local muito aprazível, a Avenida Atlântica - Copacabana (RJ).

As aulas, algumas vezes, acontecerão ao ar livre, no Parque de Leme e no Forte do Leme.

Valor: R$280,00

Dia: segundas-feiras, 15:30hrs ás 18:00hrs, ou sábados (a confirmar turma).

Os contatos da artista estão nos folders abaixo:






Conheça o perfil completo de Manon Rada aqui

terça-feira, 4 de junho de 2013

Exposição Marcilene Figueiredo Pinturas - Parceria Carioca

A Parceria Carioca vai realizar a primeira exibição com toda a produção da pintora naif Macilene Figueiredo.

A inauguração vai ser no dia 22 de junho de 2013, a partir das 17 horas.

A Parceria Carioca fica no Shopping da Gávea, loja 313. O shopping fica na rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea / RJ.