quarta-feira, 17 de abril de 2013

As mais recentes encomendas de Ronaldo Mendes: "Retalhos da Bahia"

Ronaldo Mendes, digno representante do naïf contemporâneo, com sua paleta de cores que vai além das cores básicas e ultrapassando as superfícies de cores chapadas tão características do naïf clássico, é um pintor de grande produção.

Apresentamos, hoje, três de suas recentes encomendas. Feliz de quem as encomendou e adquiriu, feliz o internauta que agora pode ter acesso às belezas sempre trazidas ao mundo por esse artista mineiro.


A primeira tela é "Retalhos da Bahia" com 200 cm x 100 cm (imagem abaixo). O comprador mora no Rio de Janeiro e resolveu presentear seu marido que é baiano.




"Retalhos da Bahia"
200 X 100 cm
 

A encomenda foi feita a Ronaldo e foi pedido a ele que colocasse algumas coisas como por exemplo, as lavadeiras, as quais estão representadas através de "uma menininha segurando um pano com a espada de Iansã" (imagem abaixo), nos contou o pintor.




"Retalhos da Bahia"
Detalhe: A lavadeira com a espada de Iansã


  
Outros detalhes da tela, são a presença de Yemanjá, do unicórnio que é o burrinho do sertão e do menino voando com o berimbau (as três imagens abaixo). Vamos, então, aos detalhes da tela "Retalhos da Bahia":




"Retalhos da Bahia"
Detalhe: Yemanjá


"Retalhos da Bahia"
Detalhe: Homenagem aos burrinhos do sertão


 
"Retalhos da Bahia"
Detalhe: Menino voando com o berimbau



Ronaldo também nos contou sobre a encomenda de um quadro por ocasião do casamento de dois cirurgiões plásticos do Rio de Janeiro (abaixo). Cirurgicamente, com o perdão do trocadilho, Ronaldo Mendes entregou uma bela tela, dando gosto aos apreciadores da arte naif. 
 


"Encomenda de casamento de dois
cirurgiões plásticos do RJ"


Temos , ainda, uma recente encomenda para que ele pintasse Nossa Senhora de Fátima na praia, o que fez, não sem enriquecer a tela com seus belos e característicos pássaros, seus mosaicos a moda de madrepérolas (nos cantos superiores da tela) e, também, com outra de suas marcas, as crianças.



Nossa Senhora de Fátima na praia

Por fim, destacamos uma trabalho em madeira e lata, "O teatro". Ronaldo montou seu teatro aproveitando-se de pedaços de madeira, encrostando-o com pequenos pedaços recortados de lata, sendo que os peixes (nas laterais) são de latão polido.


"O teatro"
50 x 40 cm (por 15 cm de profundidade)

Madeira e Latão Polido

 

 
Contato de Ronaldo Mendes
 
Clique para conhecer o perfil completo do artista, aqui no blog do IIAN, com mais outros links direcionado para mais trabalhos do Ronaldo.

 

Um comentário: