terça-feira, 23 de outubro de 2012

Diomar das Véias

[Diomar Freitas Dantas]
Acopiara - CE

Sou um artista. Faço esculturas em madeira. Moro em Juazeiro do Norte e trabalho no Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Sou mais conhecido como "Diomar das Veias": assim me chamam porque gosto de esculpir mulheres. Meu trabalho está à venda em galerias de arte popular de todo o Brasil. Aceito encomendas de trabalhos.

Fonte: Blog do Diomar:
http://diomardasveias.blogspot.com.br/





Exposição "Meu Padinho Padre Cícero"
Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - RJ
Foto: Álvaro Nassaralla
 


"Sem título"
 Óleo sobre tela
Acervo Museu Afro Brasil
 Foto: Álvaro Nassaralla




 
 
 
Foto: Blog do Diomar
 
 
 
O Homem das Velhas
Por Gustavo Abreu


Beatas, rendeiras, rezadeiras, mulheres com menino nos braços, zangadas, alegres: “Eu procuro representar as velhas nordestinas de todas as maneiras”, conta o escultor Diomar Freitas Dantas, ou Diomar Das Velhas. “Esse apelido, (os clientes) me colocaram por causa das velhas que eu faço de madeira”.
 
Ele é conhecido no Brasil, em alguns países da Europa e nos Estados Unidos pela habilidade de transformar uma arvorezinha difícil e esgalhada – a imburana – em grupos
de senhoras nordestinas. E é neste ponto que mora a peculiaridade das esculturas desse artesão de 37 anos de idade e muito bom de prosa.

Veja a continuação:
http://www.centrocape.org.br/revista/arquivos/9Edicao.pdf

Revista Brasil Feito a Mão - Instituto Centro Cape e Central Mãos de Minas - Abril de 2010
 
 
 
Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário