terça-feira, 24 de julho de 2012

Cecílio Vera


[Cecílio Vera dos Santos]
22 de Novembro de 1958



Nasceu em Amambai - MS
Vive em Campo grande - MS


"Cecílio Vera começou a pintar em 1984. Já foi premiado em várias exposições, entre elas, num concurso do aniversário de 112 anos da capital, no mês de agosto. No Armazém Cultura, ele concorreu com obras no setor do meio ambiente (o lixo e a poluição dos rios).

"Vera também participa todos os anos da Bienal Naif de Piracicaba, no interior paulista. Por lá se concentra um tipo de 'pólo' desta técnica. "Para conseguir expor lá, o artista tem se classificar, tem que passar por uma grande seleção", contou Cecílio.

"Justiça e paz"
Óleo s/ tela
40 x 60cm
(Obra selecionada para a Bienal de Arte Naif)


"É a chamada arte popular ingênua, livre de regras. Usamos um talento que não segue determinadas técnicas específicas. A gente geralmente pinta o que tá em volta da gente, ou que vivemos no passado também", explicou o artista.



"A palavra Naif é de origem francesa e quer dizer 'ingênua' ou 'primitiva'. "A gente não se preocupa em fazer tudo certinho, tudo sob medida. Pensamos numa situação e colocamos na tela, seja a óleo ou acrílico, com muita liberdade nos traços", disse Cecílio Vera.

Fonte: 
http://catalogodasartes.com.br/Detalhar_Noticias.asp?id=4952


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário