quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Constância Nery

 Ipiguá - SP, 1936

Passou parte da infância no campo, e depois transferiu-se para
São Paulo, onde cursou Propaganda e Marketing e depois estudou o folclore, que viria a abordar em sua pintura posteriormente. Só começou a expor seus trabalhos em 1969, mas desde então tem participado de diversas mostras no Brasil e no estrangeiro.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Const%C3%A2ncia_Nery






Nasceu no Brasil e reside, atualmente em Portugal na cidade do Porto, onde frequenta a Faculdade para a Licenciatura em Administração Educacional, no Instituto Superior de Educação e Trabalho.


Em São Paulo cursou a primeira Escola Paulista de Propaganda e Marketing e fez carreira como publicitária a partir da J. Walter Thompson, Editora Abril e outras.


"Uma rosa é uma rosa"
Óleo sobre tela
60cm x 90 cm 
2007


Em parceria com Cassio Mello, também artista plástico, foi Diretora-Proprietária da Constata Propaganda até 1973, quando nasce a filha Andreana.

No Museu de Folclore (São Paulo), realizou pesquisas e fez sua primeira exposição, onde foi adquirida sua primeira obra pelo colecionador Dr. Mendes Caldeira - Jornal Folha de São Paulo.

Parque Barigui
Óleo sobre tela
60 cm x 90 cm
2007


Suas obras estão inseridas no acervo de importantes colecionadores, em livros didáticos, em livros e dicionários especializados em Arte Naïf.


Desde 1969 a pintura passou a ser sua atividade principal.

Escolhe temas que guarda na alma, como: Plantações e Colheitas, Tradicionais Festas Populares, Eventos e paisagens das cidades do mundo atual.





A música clássica e de raiz são tão importantes quanto a tinta, o pincel e a tela.

Há mais de 30 anos é artista do elenco do Galerista franco-belga Jacques Ardies, que administra suas obras e realiza exposições em: Galeria Jacques Ardies (São Paulo); Musee Laporte (Paris); Midan-Musèe International d’Art Naïf (Vila Vic- Paris); Gina - Gallery International Naïf Art (Telavive) e outros.




Exerce atividades culturais para o desenvolvimento da Arte e da Poesia, no Brasil e em Portugal, projetando e produzindo eventos que envolvem a Arte e a Cultura em geral; é membro efetivo da União Brasileira dos Trovadores e também da Academia Paranaense de Poesia (onde ocupa a cadeira nº09).

(Andreana Büest – Mestrado em Tecnologia e Doutoramento em Engenharia Têxtil)




Fonte:
http://pintaroporto.blogspot.com.br/2012/04/17-constancia-nery.html