sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Barbara Rochlitz


Nasceu na Polônia, em 1941. Veio para o Brasil com apenas 6 anos de idade, fixando-se com a família em São Paulo. Embora tenha começado a desenhar desde tenra idade, incentivada pela pintora Lise Forell, iniciou-se na vida artística em 1975.

No ano seguinte, participava de sua primeira mostra coletiva, na Galeria 167, na capital paulista, já esboçando os temas que seriam mais assíduos na sua pintura: figuras ingênuas, principalmente crianças no seu lazer,ou os camponeses na rotina de suas vidas no campo ou na vida familiar.

Ela já participou de inúmeras exposições coletivas e certames de arte. No “3º Encontro de Artes Rosa-Cruz” (1980) conquistou o 2º prêmio, na “2ª Mostra Nacional de Pintura Popular – SESC”, São Paulo, Prêmio de Aquisição (1983); no Le Centre International d’Art Contemporain, Paris (1984), Pequena Medalha de Prata; na “I Mostra de Arte Contemporânea Brasileira”, Lisboa (1985), Medalha de Prata; no “VI Salão de Arte da Faculdade São Judas Tadeu”, São Paulo (1986 e 1987), Medalhas de Ouro; na “Mostra Internacional de Arte Ingênua e Primitiva”, SESC/ Piracicaba, São Paulo (1982), Menção Honrosa.

A artista realizou exposições individuais no Espaço Cultural SANBRA (1983) e na Galeria Jacques Ardies (1994), ambas na capital paulista A publicação Anuário Latinoamericano de Lãs Artes Plásticas y Pintura Primitiva,de autoria de José Nazareno Mimmessi fazem referência à sua obra. Vive e trabalha em São Paulo.

Fonte: http://www.ardies.com/artistas-biografia.php?id=196&tipo=art_naif